Curiosidades: Tatuagem

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Antigamente vista como símbolo de marginalização, a tatuagem hoje é estampada no corpo das pessoas de diferentes níveis sociais. Os motivos que as levam marcar o corpo para o resto da vida são inúmeros: paixão pelo futebol, nome do amor, rosto do filho, iniciais dos pais e avós, letra de uma música etc.
“Muitas pessoas na hora de tatuar esquecem que aquilo ficará para sempre. A remoção de uma tatuagem sai caro e, dependendo do tamanho dela, é difícil retirar 100%”, explica o tatuador Lucas Fernandes.
Segundo a dermatologista Samar El Harati, dependendo das cores da tatuagem o laser não consegue remover. “Para retirar os pigmentos, as tatuagens pretas são as mais fáceis. É importante lembrar que o processo é lento, caro e exige muitas sessões”, esclarece a dermatologista.
É preciso muita cautela na hora de decidir fazer uma tatuagem. “A tattoo é definitiva. É preciso pesquisar a imagem que você tatuará e, além disso, escolher profissionais qualificados. Às vezes o desenho que você escolheu nas mãos de alguém que não sabe executar o trabalho pode ficar totalmente diferente”, explica Lucas Fernandes. O tatuador e a dermatologista tiram outras dúvidas comuns de quem quer desenhar o corpo pela primeira vez:

Fazer tatuagem dói?
“Isso varia muito. Claro que uma dor pequena todo mundo sente, mas é suportável. A dor é relativa e depende do local a ser tatuado, assim como o tamanho e as cores (normalmente as coloridas exigem mais de uma aplicação)”, esclarece Lucas Fernandes.

Posso tatuar qualquer parte do corpo?
“Qualquer lugar. Não aconselhamos tatuar os dedos nem as solas das mãos e dos pés. Essas regiões, devido ao excesso de suor, deixam o pigmento da tattoo fraco”, explica Lucas Fernandes.

Menor de 18 anos pode fazer tatuagem?
“Não. Mesmo indo ao estúdio com os pais, o menor por Lei Estadual nº 9.828 de 06/11/1997 não pode fazer tatuagem ou pircing”, esclarece o tatuador.

Depois de feita, quanto tempo devo esperar para ir à praia?
“É preciso esperar o processo de cicatrização da pele. Normalmente isso demora de 10 a 15 dias. Antes disso o sol pode provocar manchas indesejadas. O uso do protetor solar antes do período de cicatrização não é recomendado por causar reação alérgica em algumas pessoas”, explica o tatuador.

Quais são os cuidados principais que a pessoa deve ter ao fazer uma tatuagem?
“Saber sobre a higiene local, dos materiais esterilizados e descartáveis, e sobre a qualidade dos produtos usados. Além disso, a qualificação do tatuador. Isso é muito importante”, esclarece a dermatologista Dra. Samar El Harati.

Quais são os riscos de contaminação?
“Infecção por bactérias, fungos e vírus, hepatite B e C, HIV, além de alergias”, explica a dermatologista.

Existe algum dano que tatuagem pode ocasionar em nossa pele?
“Infecções, alergias e cicatrizes inestéticas”, diz a Dra. Samar El Harati.


Enfim, já estou pensando numa próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ilária Oliveira. Tecnologia do Blogger.